terça-feira, 4 de março de 2008

DECÁLOGO DO ADVOGADO ESTAGIÁRIO

"
I - SÊ CONSCIENTE E HONESTO. Na conduta pessoal e profissional, nomeadamente para com o patrocinado. A consciência do dever é a razão pura da verdade e a razão prática da advocacia.
II - SÊ RESPONSÁVEL E CUMPRIDOR DO DIREITO. Deves assumir todos os teus deveres, sempre e em qualquer altura, e prosseguir a concretização do Direito.
III - ESTUDA A MAIS, MAS PENSA DEMAIS. O direito aprende-se estudando, mas exerce-se pensando.
IV - LUTA PELA JUSTIÇA E PELO DIREITO. Quando conflituarem opta ou resiste respeitosamente, e em consciência, pela Justiça, como princípio geral do Direito que é.
V - OBSERVA, ESCUTA E DIALOGA COM O PATROCINADO. Uma imagem, por vezes, vale mais que mil palavras. Uma voz dá convicção para o sucesso e humaniza a função causídica. A comunicação é parte integrante da relação compreensiva e, a mais das vezes, solidária que se estabelece entre o advogado-estagiário e o patrocinado.
VI - COMUNICA COM O PATRONO E ESCUTA-O CRITICAMENTE. Os conselhos devem sempre ser respeitados e recebidos de forma activa e com análise crítica, seja ela positiva ou negativa.
VII - SÊ PACIENTE E NÃO DESESPERES. O tempo será tanto mais um bem escasso, quanto maior for a idade, quer do advogado-estagiário, quer de advocacia. A conduta do dia-a-dia será sempre a semente dos frutos do êxito pessoal e profissional.
VIII - SÊ HUMILDE, MAS NÃO SUBMISSO. A inexperiência não implica necessariamente inferioridade intelectual ou menoridade de conhecimentos. Age com a dignidade respectiva do hábito e com a correspondente aquisição de conhecimentos que te compete.
IX - SOFRE COM JUSTIÇA. Sofrer por tal é meio caminho andado para ela se realizar.
X - AGARRA A SORTE. Não basta desejar a sorte, é preciso trabalhar o máximo para se depender menos dela, sobretudo no Juízo Final."

Sem comentários: